eSocial – Divulgada a versão 2.2.01! E agora? Começamos tudo de novo?

Foi publicada no DOU de 22/03/2017 a Resolução CGES n° 7, de 16/03/2017, que dispõe sobre a aprovação da versão 2.2.01 dos Leiautes do eSocial e respectivos anexos, que já estão disponíveis no sítio eletrônico do eSocial na Internet, no endereço http://www.esocial.gov.br.

Esta informação pode provocar diversas reações nas empresas.

Os mais céticos (e que geralmente se recusam a iniciar um projeto de preparação) dirão que já estão calejados de tanta mudança e que esse “tal de eSocial” não vai entrar em vigor nunca!

Os mais precavidos preocupar-se-ão com o volume de mudanças e os impactos no prazo e custo do projeto..

Calma!

Analisando o arquivo de controle de alterações, publicado junto aos leiautes, notamos que o próprio comitê gestor encarregou-se de dizer que:

“As alterações efetuadas na presente versão se limitaram a correções lógicas de sistemamelhorias na redação de alguns campos ou grupos para correção ou melhor compreensão do conteúdo e correções que influem nos eventos totalizadores de contribuições previdenciárias (S-5001 e S-5011)”.

Portanto, aos precavidos, não esmoreçam na luta! Sigam em frente, pois estão no caminho certo, tratando de aspectos sistêmicos, procedimentais, culturais, legais, educacionais, etc..

Aos céticos, recomendamos reavaliar suas posições e iniciar urgentemente um projeto de preparação! Os sinais são claros de que não devem ocorrer novas postergações:

  • Programa de desburocratização anunciado pelo governo no final de 2016;
  • EFD-Reinf oficializada no mesmo prazo do eSocial;
  • Ambiente de testes prometido, no artigo 3º da Resolução nº 2, de 30/08/2016 para 07/2017!

Correções e aprimoramentos de leiautes sempre ocorrerão! Vejam o que acontece periodicamente com os mais diversos módulos do SPED, como a ECD, a ECF, a EFD-Contribuições, etc.

Portanto, acostumemo-nos a esta realidade! Há um longo caminho pela frente, porém, o tempo é curto!

Todos temos um grande desafio pela frente, motivo pelo qual devemos “fatiá-lo” em pedaços menores, e ir resolvendo-o passo a passo, nunca sozinho, sempre em equipe.

Diante deste cenário, desenvolvemos métodos de trabalho combinando ConsultoriaTecnologia e Educação em Gestão de Pessoas e Fornecedores, atrelada a análise concomitante de aspectos trabalhistas, previdenciários e tributários, com o objetivo de fazer frente a estes novos desafios.

Entre em contato!!

Elaborbr.com, a sua Plataforma de integração em Gestão de Pessoas e Fornecedores!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *